segunda-feira, 12 de julho de 2010

Práticas efetivas dentro da sala de aula

A análise estratégica, para esse quesito, apresentou o seguinte resultado:

Análise estratégica/PDE- Escola – 2009 – Práticas efetivas dentro de sala de aula

Quesitos FREQUÊNCIA
1. Os professores procuram constantemente propor atividades que propiciem a prática de valores e atitudes almejados? Às vezes
2. O ritmo de instrução é ajustado para atender aos alunos que aprendem com maior ou menor facilidade? Às vezes
3. Os alunos que não terminam as atividades durante a aula recebem orientação especial, para que se mantenham no ritmo da turma? Às vezes
4. As disciplinas críticas recebem maior atenção por parte da escola e dos professores? Às vezes
5. Os professores conhecem as necessidades da turma e dão atenção individual e estímulo aos alunos com dificuldades? Às vezes
6. Os professores explicam aos alunos os objetivos das lições e da matéria numa linguagem simples e clara? Às vezes
7. Os professores estabelecem uma relação entre as lições, assinalando aos alunos os conceitos ou habilidades? Na maioria das vezes
8. Os professores estimulam a curiosidade e o interesse dos alunos, relacionando o conteúdo da lição com coisas reais? Na maioria das vezes
9. Durante as aulas, os professores fazem perguntas sobre pontos-chave da lição para verificar a compreensão e esclarecer dúvidas? Na maioria das vezes
10. Exercícios, tarefas e provas são corrigidos e devolvidos rapidamente, além disso, são usados para replanejar as aulas? Às vezes
11. Os professores fazem elogios e críticas construtivas aos alunos em sala de aula? Na maioria das vezes
12. Os professores evitam a ocorrência de interrupções em sala de aula, não desperdiçando o tempo de ensino e de aprendizagem? Na maioria das vezes
13. Os problemas de disciplina são resolvidos na sala de aula, sem necessidade de encaminhar os alunos à direção? Às vezes

Tendo em vista o resultado apresentado, na maioria das vezes, os docentes estabelecem relação entre as lições, estimulam a curiosidade e fazem perguntas aos alunos. Além disso, fazem elogios e críticas construtivas e evitam a ocorrência de interrupções em sala de aula.
Apesar desses pontos positivos, o trabalho com valores e atitudes, o atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem, o replanejamento das aulas e os problemas de disciplina ainda são desafios à efetivação das práticas em sala de aula.