segunda-feira, 12 de julho de 2010

Estratégias de ensino diferenciadas

Quanto às estratégicas de ensino diferenciadas, apurou-se o seguinte:

Análise estratégica/PDE- Escola – 2009 – Estratégias de Ensino Diferenciadas

Quesitos FREQUÊNCIA
1. Os professores usam e articulam técnicas variadas de ensino, incluindo tarefas e deveres individuais, discussão em grupo? Às vezes
2. Os professores utilizam televisão, vídeo, computador e outros materiais interativos, quando necessário? Às vezes
3. Os alunos são ativamente engajados nas atividades de sala de aula? Às vezes
4. Os professores utilizam material de uso social nas práticas pedagógicas, estimulando os alunos a perceberem as relações entre os conhecimentos? Às vezes
5. Os professores aproveitam os espaços externos para realizar atividades cotidianas como ler, contar, histórias, etc.? Raramente
6. Os professores propõem atividades pedagógicas fora da escola como passeios, excursões, etc.? Às vezes

Os professores procuram utilizar algumas estratégias de ensino diferenciadas, não como prática integrante do fazer pedagógico, mas como atividades eventuais.
Um ponto preocupante é o fato de que, por se tratar de uma escola que atende turmas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, sejam raramente utilizados os espaços externos para realização de atividades cotidianas.