sábado, 5 de março de 2011

Resultado apresentado antes das intervenções

A escola-exemplo apresentou uma evolução bastante significativa após as intervenções. Uma breve análise dos resultados das principais avaliações mostra tal crescimento:

Prova Brasil:

Disciplina

Língua Portuguesa 162,04
Matemática 166,78
Fonte: http://sistemasprovabrasil2.inep.gov.br/ProvaBrasil/2005/MG/31225118.pdf

Nesta época, os dados relativos ao IDEB eram os seguintes:

IDEB 2005 3,7
Distorção Idade/Série 7,7
Taxa de aprovação 98,4
Fonte: http://sistemasprovabrasil2.inep.gov.br/ProvaBrasil/2005/MG/31225118.pdf

Já em 2007, foi verificado o seguinte:

Disciplina:
Língua Portuguesa 159,30
Matemática 174,39
Fonte:http://sistemasprovabrasil2.inep.gov.br/ProvaBrasil/2007/MG/31225118.pdf

IDEB 2007 3,7
Distorção Idade/Serie 6,4
Taxa de Aprovação 88,7
Fonte:http://sistemasprovabrasil2.inep.gov.br/ProvaBrasil/2007/MG/31225118.pdf

Como se pode observar na comparação entre os dois anos, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica permaneceu o mesmo, ou seja, 3,7, enquanto a proficiência média dos alunos em Língua Portuguesa baixou de 162,04 para 159,30 (queda de 1,7%) e em Matemática subiu de 166,78 para 174,39 (avanço de 4,5%).
Em relação às taxas de distorção idade-série, houve de 2005 a 2007, uma redução de 16% e a taxa de aprovação relativa a esse mesmo período teve um decréscimo de 9%.


Em relação às avaliações do PROEB/SIMAVE, apresentando os seguintes resultados:
Disciplina
Língua Portuguesa 177,10
Matemática 191,50
Fonte: http://www.simave.caedufjf.net/simave/inicio.faces

Em relação aos dados do município (188,89 - P/ 199,47 - M), a escola apresentou um déficit de 7,3% em Língua Portuguesa, e de 4% em Matemática. Em comparação com os dados do Estado de Minas Gerais(196,90 - P/ 209,09- M), o déficit se apresenta bem maior, sendo de 11% em Língua Portuguesa e de 9% em Matemática. Já em relação à média do país(172,91 - P/ 190,06 - M), o resultado foi positivo, 2,3%, em Língua Portuguesa e 0,7% em Matemática.