segunda-feira, 12 de julho de 2010

Gestão estratégica

A gestão pedagógica estratégica fundada em fatos e dados, bem como a definição de metas de aprendizagem que foram recentemente introduzidas nas escolas, e a condução das intervenções derivadas dos resultados das avaliações sistêmicas passam a ter grande impacto nas relações pedagógicas e, por consequência, na aprendizagem dos alunos. Pretende-se que, a partir da realidade que as avaliações sistêmicas indicam, cada instituição deva ser capaz de definir o seu caminho pedagógico e gerenciá-lo de forma consistente e eficiente.
A definição do caminho pedagógico e o seu gerenciamento de forma consistente e eficiente é um desafio para as instituições educativas públicas, tradicionalmente submetidas ao gerenciamento vertical, onde ações sobrevêm das instâncias governamentais sem que haja participação do pessoal da escola na elaboração das mesmas. Por isso, compreender uma intervenção definida e elaborada pela equipe e comunidade da própria escola envolvida, que se volta para a melhoria das práticas pedagógicas e à elevação do desempenho dos estudantes é uma grande contribuição para o processo democrático nas escolas públicas brasileiras. Conhecer como se deu tal processo, as bases sobre as quais se fundou, os dados nos quais se fundamentou e as ações que foram definidas, é extremamente pertinente no contexto educacional atual.