segunda-feira, 12 de julho de 2010

Currículo Organizado e Articulado

Na escola-exemplo, a análise estratégica apresentou o seguinte resultado para esse quesito:

Análise estratégica/PDE- Escola – 2009 - Currículo organizado e articulado

Quesitos FREQUÊNCIA
1. A escola possui e utiliza parâmetros curriculares? Às vezes
2. A escola tem uma Proposta Pedagógica que orienta o processo de ensino e aprendizagem? Na maioria das vezes
3. A escola tem objetivos e metas definidos na Proposta Pedagógica, para cada série ou ciclo e disciplina, de acordo com os PCNs? Às vezes
4. Os professores definem com o diretor e supervisor/orientador pedagógico a metodologia de ensino a ser seguida? Às vezes
5. Os conteúdos para cada disciplina e para cada série ou ciclo são organizados de forma seqüencial? Às vezes
6. Os professores sabem qual o conteúdo a ser trabalhado em cada série ou ciclo e em cada disciplina? Às vezes
7. Os professores sabem qual o conteúdo trabalhado no ano anterior por outro professor? Raramente
8. As etapas e níveis de aprendizado a serem alcançados pelos alunos estão claramente definidos? Às vezes
9. Os objetivos de aprendizagem são cobertos e alinhados com as avaliações propostas? Às vezes
10. A equipe escolar reúne-se para revisar o currículo a partir da avaliação, do monitoramento e da prática de cada dia? Às vezes


A partir desses dados, ficou demonstrado para a equipe pedagógica que há necessidade de reorganizar e articular o currículo, já que, para a maioria das questões a resposta foi “às vezes”.
Apesar de contar com uma Proposta Pedagógica que orienta o processo de ensino-aprendizagem, na prática, não há efetivação dessa proposta no currículo trabalhado com os alunos.
Outro ponto que merece destaque é o fato de os professores desconhecerem os conteúdos trabalhados no ano anterior pelos demais, o que confirma a descontinuidade e a desarticulação do currículo.