segunda-feira, 12 de julho de 2010

Análise situacional da escola

Para que possam ser planejadas intervenções pedagógicas a partir de resultado insatisfatório de uma instituição escolar nas avaliações sistêmicas, um ponto de partida poderá ser a análise situacional da escola, proposta pelo PDE-Escola (Plano de Desenvolvimento da Escola), especificamente nos aspectos Ensino/Aprendizagem e Resultados. Ao serem analisadas e discutidas pela equipe pedagógica e pela comunidade escolar, as relações pedagógicas anteriores ao resultado, podem ser identificados e localizados os principais problemas.

As questões que verificam o aspecto Ensino/Aprendizagem subdividem-se em Currículo Organizado e Articulado, Proteção do Tempo de Aprendizagem, Práticas Efetivas dentro da Sala de Aula, Estratégias de Ensino Diferenciadas, Deveres de Casa Frequentes e Consistentes, Disponibilidade e Utilização de Recursos Didaticopedagógicos e Avaliação Contínua do Desenvolvimento dos Alunos. Já as questões relativas ao aspecto Resultados subdividem-se em Desempenho Acadêmico dos Alunos e Desempenho Geral da Escola.

A partir desta análise, podem ser definidas metas e ações visando superar os resultados insatisfatórios.