segunda-feira, 12 de julho de 2010

Avaliações sistêmicas

A avaliação sistêmica é uma modalidade de avaliação, em larga escala, desenvolvida no âmbito de sistemas de ensino visando, especialmente, a subsidiar políticas públicas na área educacional (DALBEN, 2009). As informações sobre processos e resultados dos sistemas de ensino servem para orientar a formulação e a execução de ações políticas na área da educação.
Nos sistemas públicos de ensino, as avaliações sistêmicas podem ocorrer nos níveis federal, estadual e municipal. Trata-se de uma estratégia que pode influenciar a qualidade e a eficiência em tais sistemas, orientando o investimento das verbas de maneira racional e planejada, direcionada ao atendimento das reais necessidades educacionais (DALBEN, 2009).
Paralelamente à racionalização da alocação dos recursos, há um processo de propiciar visibilidade aos resultados e promover sua discussão entre os diversos segmentos da sociedade, com o intuito de que se engajem em prol do desenvolvimento da educação. No caso brasileiro, atualmente, há o chamado Plano de Desenvolvimento da Educação, que congrega iniciativas públicas e privadas nesse sentido e que, de certa forma, representa um fomento a tal engajamento.
Em nível federal, os alunos das escolas públicas brasileiras são submetidos ao SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica. Em Minas Gerais, utiliza-se também o SIMAVE – Sistema Mineiro de Avaliação da Escola Pública, sendo que, ultimamente, alguns muunicípios também tem criado seus sistemas de avaliação.