segunda-feira, 12 de julho de 2010

2. Elevação do desempenho acadêmico dos alunos

Em relação ao desempenho acadêmico dos alunos, verificaram-se necessidades prementes: a diminuição dos índices de retenção nos anos e disciplinas críticas, redução da distorção idade-série, promoção de capacitação dos professores, elevação do índice de participação das famílias nas atividades escolares, e, finalmente, desenvolvimento nos alunos do gosto pela leitura.


2.1 Diminuir os índices de retenção nos anos e disciplinas críticas.


A primeira ação relacionada a este objetivo é discutir, analisar e reelaborar a proposta curricular de Língua Portuguesa e de Matemática da Educação Infantil e Séries Iniciais, para um melhor atendimento às necessidades dos alunos.
Reunir a equipe pedagógica, bimestralmente, com os responsáveis dos alunos que apresentaram baixo rendimento é outra ação estabelecida, bem como realizar oficinas trimestrais na escola, para os professores, de técnicas e metodologias inovadoras e criativas, para dinamizar as aulas.
Outra ação planejada poderia ser realizar um festival de conhecimentos linguísticos e matemáticos envolvendo os alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.


2.2 Reduzir a distorção idade-série


Com o intuito de reduzir a distorção idade-série, como primeira ação, seria implantar sistema de diagnóstico de dificuldades e problemas de aprendizagem dos alunos, com discussão de resultados e, encaminhar, se for o caso, dos alunos com necessidades para os serviços clínicos e assistenciais disponíveis.
Outra ação seria encaminhar alunos para aulas de estimulação e reforço escolar, realizando acompanhamento sistemático de desempenho em tais aulas.


2.3 Promover a capacitação em Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Tecnologias para os professores.


A capacitação dos professores visa à melhoria do desempenho dos alunos, pois munidos das novas metodologias e tecnologias, os professores tornam as aulas mais significativas e atraentes, favorecendo a inclusão, em geral.
Por isso a ação relacionada a esse objetivo seria capacitar os professores em Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Tecnologia, bem como no atendimento de alunos portadores de necessidades especiais.


2.4 Elevar o índice de participação das famílias nas atividades da escola


Na instituição-exemplo, o índice médio de presença nas reuniões de pais e responsáveis nas reuniões é de 30% do total de alunos. Por isso, uma das metas é aumentar essa participação para um índice de, pelo menos, 50%, considerando-se as peculiaridades locais, bem como, a existência de mais de um aluno de uma mesma família nas turmas da escola.
As ações planejadas relacionam-se à aproximação família-escola, através do estímulo à presença e à participação de pais e responsáveis nas atividades educativas e o seu compromisso com elas. A promoção de oficinas tais como Hora do Conto, com narração de histórias pelos pais e responsáveis, mensalmente, e sobre Saúde, Limites, Dificuldade de Aprendizagem, Indisciplina, entre outros, semestralmente, são exemplo dessas ações.


2.5 Desenvolver o gosto pela leitura


O desenvolvimento da leitura é reconhecido como meta de extrema importância para o bom desempenho escolar dos alunos. Atualmente, o índice de empréstimo de livros situa-se em 20% do total de alunos. As ações referentes a tal meta consistem em desenvolver projetos de leitura a fim de aumentar tal índice para, pelo menos, 50% dos alunos.
Para tanto, a escola se propôs a adquirir 180 livros de literatura infantil (5 a 8 anos) para o acervo, realizar uma campanha com apoio do Colegiado para aquisição de livros e a incluir, na lista de materiais do aluno, um livro de literatura infantil relacionado à idade do aluno.
Ainda, há a proposta de elaborar registro de livros emprestados aos alunos, individualmente, bem como executar o projeto Sarau de Poesia, com o intuito de despertar o gosto pela poesia e montar, em todas as salas, um cantinho de leitura, com variados suportes de texto.