segunda-feira, 12 de julho de 2010

1. Melhoria das práticas pedagógicas da escola

1.1 Revisar a proposta pedagógica da escola


A revisão da proposta pedagógica surge em função da sua baixa utilização como referência para as práticas pedagógicas do professor em sala de aula. Como visto na análise situacional da escola, tanto os PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), quanto o próprio currículo da escola, têm utilização regular pelos docentes, justificada pela falta de adequação à realidade da clientela. Segundo a análise, o currículo ainda não tem uma organização e uma sequenciação que atendem às expectativas dos professores, o que complica sua execução e distancia objetivos, práticas e avaliação.


1.2 Incorporar às práticas diárias estratégias de ensino diferenciadas


Nesse aspecto, verificou-se que há pouca utilização de estratégias diferenciadas de ensino pelos professores. Em todos os quesitos, as opções escolhidas foram “às vezes” ou “raramente”. Além disso, não foi verificada, nem a prática de avaliação por padrões de desempenho, nem a própria determinação desses padrões pela instituição escolar.
A primeira ação a ser desenvolvida deu-se pela necessidade de elaborar indicadores de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática para Sondagem Diagnóstica do início e final do ano, bem como indicadores nos demais conteúdos a serem trabalhados, para melhorar as práticas pedagógicas na escola.
A segunda ação refere-se à redefinição dos objetivos a serem alcançados por ano e por etapa na Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, baseando-se nos indicadores de desempenho previamente definidos, através da elaboração de um documento contendo os pré-requisitos básicos a serem vencidos em cada ano pelos alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
A terceira ação seria definir estratégias mais eficientes de acompanhamento e avaliação dos alunos, bem como incluir, na proposta pedagógica da escola, a cultura de avaliação por padrões de desempenho, que tem como consequência a formulação das avaliações de acordo com indicadores de desempenho. A intenção é implementar, para toda a escola, a semana de avaliação, analisar os resultados das avaliações e elaborar gráficos, e, a partir disso, replanejar o trabalho pedagógico a partir de cada indicador não alcançado.
A quarta ação consiste na elaboração ao final do ano uma avaliação diagnóstica baseada nos indicadores para ser aplicada no início do ano (em Matemática e em Língua Portuguesa) nas turmas do Ensino Fundamental e uma avaliação diagnóstica específica para os alunos que ingressam no primeiro ano, para enturmação.
Para melhoria da qualidade dos serviços e da coordenação das ações, finalmente, definiu-se encontros mensais entre Equipe Gerencial e Pedagógica.