segunda-feira, 12 de julho de 2010

Considerações sobre o trabalho na escola-exemplo

Com base em nossa análise, observou-se que a escola-exemplo obteve, em todas as avaliações sistêmicas, um resultado insatisfatório que motivou várias intervenções. A possibilidade, oferecida pelo PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola), de se avaliar os processos que ocorrem no dia-a-dia escolar foi bem aproveitada e os segmentos demonstraram dispostos a identificar e localizar os principais problemas e, principalmente, planejar as estratégias para superar os resultados insatisfatórios.
Através de dados da análise situacional da escola, obtidos no processo de elaboração do PDE, relativos aos aspectos Ensino/ Aprendizagem e Resultados, foi possível identificar as bases norteadoras e justificadoras das intervenções: a melhoria das práticas pedagógicas e a elevação do desempenho acadêmico dos alunos.
Visando a melhoria das práticas pedagógicas, percebeu-se que a equipe gerencial e pedagógica buscou atuar na revisão da proposta pedagógica da escola e na incorporação de estratégias de ensino diferenciadas às práticas diárias. Em relação à elevação do desempenho acadêmico dos alunos, procurou-se diminuir os índices de retenção nos anos e disciplinas críticas, reduzir a distorção idade-série, capacitar os professores, aumentar o índice de participação das famílias nas atividades escolares, e, finalmente, desenvolver nos alunos do gosto pela leitura.
Foi relevante analisar estas questões porque se trata de um processo que derivou de um planejamento estratégico e que dão à instituição um caráter gerencialista, novo nas escolas brasileiras. As intervenções baseadas em fatos e dados apurados junto à equipe gerencial, à pedagógica, aos discentes e seus responsáveis, com posterior definição de metas, objetivos estratégicos e ações contribuem para um maior comprometimento de cada um desses setores para com a eficácia, eficiência e qualidade da educação oferecida.
A contribuição do presente trabalho foi discutir uma proposta de intervenções planejadas diante de resultados insatisfatórios nas avaliações sistêmicas, que, se executada com o devido acompanhamento de uma de suas etapas, é extremamente pertinente para que haja realmente nas escolas públicas brasileiras uma educação de qualidade, em pleno atendimento ao disposto na Constituição Federal.