segunda-feira, 12 de julho de 2010

Avaliação contínua do rendimento dos alunos

Análise estratégica/PDE- Escola – 2009 – Avaliação contínua do rendimento dos alunos

Quesitos FREQUÊNCIA
1. Os professores fazem uma avaliação diagnóstica no início de cada etapa de ensino, para que possam pôr em prática o currículo? Às vezes
2. Os professores monitoram continuamente o progresso dos alunos e sabem quantos e quais estão em dificuldades? Às vezes
3. Há coleta de dados, arquivos e relatórios sobre o desempenho dos alunos? Às vezes
4. A avaliação do desempenho dos alunos em todos os níveis está adequada aos objetivos de ensino? Às vezes
5. A equipe escolar utiliza os resultados de testes e relatórios de avaliação para localizar problemas potenciais? Na maioria das vezes
6. A equipe escolar utiliza essas informações para fazer revisões da forma como o currículo está organizado e articulado? Às vezes
7. A escola utiliza padrões de desempenho para avaliar a aprendizagem dos alunos, com base nos parâmetros curriculares? Raramente ou Fraca
8. Os alunos têm clareza dos conteúdos e do grau de expectativa da aprendizagem que se espera deles nas avaliações? Raramente
9. Em momentos determinados, é delegada aos alunos a responsabilidade de se auto-avaliarem? Raramente
10. São aplicados diferentes instrumentos de avaliação e proporcionadas várias situações de aprendizagem? Às vezes

A equipe pedagógica demonstrou que utiliza relatórios e resultados de testes para localizar problemas potenciais. Porém, não faz parte da prática docente a cultura de avaliação, pois não há uma rotina organizada de acompanhamento e controle das aprendizagens, e nem, definição e utilização de padrões de desempenho com base nos PCN’s.
Um aspecto a frisar é a ausência de clareza dos conteúdos e do grau de expectativa dos alunos em relação às próprias aprendizagens, bem como, o pouco espaço destinado à auto-avaliação.